Para quem é Cristão, estes quarenta dias que começaram na Quarta-Feira a seguir ao Carnaval (Quarta de Cinzas), simbolizam a ida de Jesus para o deserto, onde foi tentado pelo demónio e onde se preparou para a sua dificil tarefa neste mundo... Afinal a salvação do mundo não é coisa fácil!
Hoje decidi falar sobre isto porque, reparei que muitas pessoas não compartinham da minha religião e não entendem estes quarenta dias. Em primeiro lugar, muitas vezes nem nós Cristãos percebemos a simbologia e o significado desta época... Longe de querer ensinar ninguem, o que vai ser aqui escrito é apenas a minha opinião... Valendo apenas o que vale.
Para nós, devia significar o tempo em que o Pai nos convida à reflexão, à contemplação do grande amor de um Pai que dá o seu próprio Filho para nossa redenção. É importante preparar a casa, mas mais importante ainda é preparar o nosso coração e a nossa alma para acolher tão grande acto de amor. Ter uns tempos de reflexão apenas connosco mesmos, no lugar onde nos sintamos mais próximos Dele... falar com Ele...Orar... Abrir o coração ao que está ao nosso lado e dar-lhe o mais simples de nós... Apenas nós... Sem máscaras.
Compreendo que quem não acredite ache esta época estranha e complexa... Nada de mais errado... Não deveria a Quaresma ser todos os dias? Não apenas estes quarenta dias da praxe, pois não são raras as vezes em que depois tudo o que nos propusemos a fazer para o nosso próprio bem, para nos sentirmos bem connosco durante estes dias, vai por água abaixo e colocamos de novo a máscara de pessoas perfeitas e sem tempo para parar...
E isto acontece a toda a gente, não apenas aos católicos! É universal...
Tal como o nosso Baptismo, a Quaresma é todos os dias da nossa vida...